Google Search Console é uma ferramenta gratuita que ajuda empresas a monitorar e melhorar o desempenho de seus sites nos resultados de pesquisa do Google. Pode ser essencial para proprietários de sites que desejam aumentar a visibilidade de seus sites e garantir que seu site esteja totalmente otimizado para os mecanismos de busca. Ele relata muitas métricas do site, como aparência na pesquisa e experiência do usuário, o que, por sua vez, pode aumentar o tráfego para o seu site. Compreender como usar o Google Search Console pode ajudar a resolver muitos problemas técnicos de SEO que seu site pode estar enfrentando, e muitos proprietários de empresas desconhecem ou não entendem como usá-lo. Neste artigo, mostraremos como usar o Google Search Console para impulsionar seu SEO e melhorar suas classificações online.

Como o Google Search Console Funciona

O principal objetivo do Google Search Console é fornecer insights aos proprietários de sites sobre como o Google rastreia e indexa seus sites, identificar e corrigir problemas que possam impedir o site de ter uma boa classificação nos resultados de pesquisa. Ele ajuda na comunicação de dados relevantes entre o Google e os gerentes de SEO, tanto em termos técnicos quanto de conteúdo. Algumas de suas características incluem:

  • Monitorar tráfego orgânico, classificação de palavras-chave, CTR (taxa de cliques), volume de tráfego.
  • Verificar se as páginas da web estão corretamente indexadas pelos rastreadores do Google.
  • Identificar remoções, arquivos desautorizados e mapas do site.
  • Verificar a experiência da página e o desempenho do Core Web Vitals.
  • Solucionar problemas e identificar responsividade móvel.
  • Verificar problemas de segurança sinalizados pelo Google.
  • Analisar seus backlinks e links internos.

Como Configurar o Google Search Console

Você precisará criar uma conta no Google Search Console para começar e verificar a propriedade do seu site adicionando um código ou o arquivo HTML ao seu site, ou usando sua conta do Google Analytics. Você pode verificar sua propriedade, ou seja, site, adicionando sua propriedade de domínio ou um prefixo de URL. Por fim, verifique que você é o proprietário do site usando seu ID de rastreamento do Google Analytics, encontrado em Admin > Configurações da Propriedade > Configurações Básicas > ID de Rastreamento. Para começar com o GSC e verificar seu domínio, comece aqui. Adicionar um mapa do site ao Google Search Console é essencial, pois ajuda o Google a encontrar e rastrear todas as URLs do seu site e classificá-las. Para enviar seu mapa do site, vá para “Mapas do Site,” cole a URL do seu mapa XML na caixa denominada “Inserir URL do mapa do site,” e clique em “Enviar.” Você também pode adicionar novos usuários além de você mesmo navegando em Search Console > Escolha uma propriedade > Configurações > Usuários e permissões > Adicionar usuário.

Recursos do Google Search Console

Após a conclusão da verificação, o Google Search Console começa a coletar dados sobre o desempenho do site nos resultados de pesquisa do Google, incluindo consultas de pesquisa, impressões, cliques e outras métricas importantes. Com base na análise dos dados, os proprietários de sites podem tomar medidas para melhorar o desempenho de seus sites nos resultados de pesquisa. Por exemplo, podem otimizar seu conteúdo, corrigir links quebrados e garantir que seu site seja compatível com dispositivos móveis. Aqui está uma análise de algumas características-chave do Google Search Console.

Relatório de Visão Geral

Quando você abre sua conta GSC pela primeira vez, verá um relatório de visão geral, que inclui um resumo breve dos dados mais significativos do seu site. Ele mostra métricas como ações manuais, páginas indexadas e mais. Você pode visualizar detalhes mais específicos, como Análise de Pesquisa, Mapas do Site e Erros de Rastreamento, abrindo um dos links fornecidos. O relatório de visão geral é uma ótima ferramenta para identificar rapidamente problemas maiores ou para obter um relatório geral de como seu site está se saindo.

Ferramenta de Inspeção de URL

A Ferramenta de Inspeção de URL fornece insights sobre como o Google visualiza uma página específica do seu site. Isso ajuda a verificar se uma página é rastreada ou indexada pelo Google e a solucionar problemas se a página não aparecer nos resultados de pesquisa. A Ferramenta de Inspeção de URL também identifica erros relacionados à usabilidade móvel, HTML e JavaScript, caso precisem ser corrigidos. Como essa ferramenta verifica uma página por vez, você precisará copiar e colar cada URL específico para obter os resultados da página.

Relatório de Desempenho

Use o relatório “Desempenho” no GSC para monitorar o desempenho de pesquisa do seu site, incluindo cliques, impressões, taxa de cliques (CTR) e posição média. Você pode usar esses dados para identificar quais consultas de pesquisa estão direcionando tráfego para seu site e quais páginas têm melhor desempenho. A primeira parte deste relatório mostra snippets em destaque. Você pode visualizar resultados por cada tipo de pesquisa, incluindo Web, Imagens, Vídeos e Notícias. Quatro métricas principais serão exibidas:

  • Total de Cliques – Com que frequência os usuários clicam no seu site nos resultados de pesquisa.
  • Total de Impressões – O número de vezes que seu site apareceu em um resultado de pesquisa.
  • CTR Médio – Porcentagem do número médio de vezes que os usuários clicam no seu site nos resultados de pesquisa.
  • Posição Média – A posição média do seu site nos resultados de pesquisa.

Você também encontrará métricas de desempenho que dividem os dados em seis partes diferentes:

  • Consultas – Exibe as consultas de pesquisa mais frequentes e o desempenho das palavras-chave.
  • Páginas – Exibe as páginas da web com melhor classificação.
  • Países – Principais países.
  • Dispositivos – Mostra quais dispositivos os visitantes usam com mais frequência (móvel, tablet e desktop).
  • Aparência na Pesquisa – Mostra quais tipos de resultados o site exibiu.
  • Datas – Classifica as impressões e cliques por data.

Relatório de Indexação

Use o relatório de Indexação no GSC para identificar quaisquer problemas com a forma como o Google está rastreando e indexando seu site. Este relatório pode ajudar a identificar erros, como páginas que não podem ser indexadas, páginas com conteúdo duplicado e páginas com conteúdo de baixa qualidade. O status de cada página é dividido em quatro cores: Vermelho, Amarelo, Verde e Cinza. Como você pode imaginar, problemas Vermelhos ou Amarelos indicam os maiores problemas que você vai querer lidar imediatamente.

Relatório de Experiência

O relatório de Experiência fornece dados relacionados à experiência do usuário do visitante do seu site. Para esse critério, o Google usa três principais métricas de dados:

  • Core Web Vitals – Testa a velocidade de carregamento da página do seu site, responsividade e estabilidade geral. Você pode obter uma classificação de Bom, Precisa de Melhoria ou Ruim.
  • Usabilidade em Dispositivos Móveis – Para obter uma classificação ‘Bom’ em dispositivos móveis, não deve haver erros de usabilidade móvel na URL móvel.
  • Uso do HTTPS – As páginas devem ser servidas por HTTPS para obter uma classificação ‘Boa’ nos resultados de pesquisa do Google.

Relatório de Problemas de Segurança

Use o relatório de Problemas de Segurança para identificar quaisquer problemas de segurança ou ações manuais que o Google tenha tomado contra seu site. Isso também fornecerá informações que podem sugerir que seu site foi invadido ou pode prejudicar potencialmente o usuário final. Isso se refere a ataques de phishing ou tentativas de instalar malware no computador do visitante. Existem três categorias de problemas de segurança:

  • Conteúdo invadido – Conteúdo em seu site que foi postado sem sua permissão.
  • Malware/Software Indesejado – Software criado para prejudicar o dispositivo do visitante.
  • Engenharia Social – Conteúdo perigoso que pode fazer os visitantes fazerem algo arriscado (por exemplo, revelar informações pessoais). Se houver erros ou problemas, corrija-os o mais rápido possível para evitar impactos negativos em suas classificações de pesquisa.

Relatório de Links

Como o nome sugere, o Relatório de Links exibe todos os links direcionados ao seu site. Este relatório se concentra apenas nos links que não estão ajudando na sua classificação nos resultados de pesquisa. Para links externos, existem três relatórios: Páginas Principais Vinculadas, Principais Sites de Vinculação e Texto de Vinculação Principal. Para links internos, há apenas Páginas Principais Vinculadas. Cada relatório fornece informações detalhadas, como as páginas mais frequentemente vinculadas do seu site.

Conclusão

Isso apenas arranha a superfície de todas as capacidades do Google Search Console. Você pode usar o GSC para pesquisa de palavras-chave, classificação com base em palavras-chave específicas, desempenho de dispositivos e muito mais. Ao usar o Google Search Console para monitorar o desempenho do seu site, identificar problemas e otimizar seu conteúdo, você pode melhorar a visibilidade do seu site nos resultados de pesquisa do Google e atrair mais tráfego para seu site. Mesmo com tantas informações valiosas ao seu alcance, pode ser um labirinto não saber como interpretar e utilizar todos esses dados. É aí que entramos. Nossa equipe de especialistas em SEO pode fazer todo o trabalho pesado para você, melhorar sua presença online e transformar prospects em clientes.

Podemos ajudar?